Um blog do Travellerspoint

This blog is published chronologically. Go straight to the most recent post.

Dia 7 (parte 2) - Praga

overcast 15 °C

O blog ficou sem atualização nesses dias devido ao acesso em Praga ser problemático. Mas, durante a viagem de trem deu para por a casa em ordem.

Segue o baile.

A viagem para Praga é longa. São quase 7 horas de trem. Mas foi tranqüilo, deu para descansar. A maior parte da viagem ficamos sozinhos numa cabine. Em Bratislava subiu um senhor engravatado mas que não deu um pio durante a viagem até Praga.

A melhor parte da viagem de trem é a vista. O trem corta a Europa e passa por lugares que não se vê nem em filme. Cada estação de trem que não se acredita. E belas paisagens como a desse castelo no trecho entre a Hungria e a Eslováquia.

Castelo:
86_viagem_praga.jpg

O único problema foi que o trem foi pela Eslovaquia. Nosso passe de trem é válido na Austria, Hungria, Rep. Tcheca e Alemanha. Não sabíamos que esse trem cortava a Eslovaquia. Ao chegar nesse país, a fiscal pediu o ticket e explicou que ele não era válido nesse trecho. Apesar do susto, com um boa conversa, tudo ficou resolvido.

Chegamos em Praga era mais de 10 da noite. Tinha reservado o transfer da estação para o hotel e na chegada tinha um carinha com uma placa com meu nome. Fica a dica pois os táxis em Praga são bem complicados, eles enfiam a faca nos turistas.

Só deu tempo de deixar as coisas no hotel e ir até a Praça Venceslau comer algo.

Praça Venceslau:
56_pra_a_venceslau.jpg

Publicado por lnsilva 6:00 Arquivado em República Tcheca Tagged praga Comentários (0)

Dia 8 - Praga

sunny 18 °C

Começamos nossa “Primavera de Praga” com um city tour. Havia lido na internet várias recomendações sobre uma guia que falava português. O primo da Kithi (Dom Chiquinho de Orleans e Bragança, um colorado enrustido) já havia feito essa tour com ela e carimbou a idéia.

O nome dela é Tânia. Ela é Tcheca e viveu toda a infância e adolescência no período do comunismo e a transição para o capitalismo. No tour ela vai contando a experiência dela e é ao mesmo tempo interessante, curioso e revoltante. Ela (e todo mundo) foram privados de coisas básicas como brincar de boneca, assistir teatro, cinema, etc. As igrejas ficavam fechadas.

Por exemplo, ela comentou que adora comer banana. Mas a família dela tinha direito a 4 (quatro) bananas por ano, vindas de Cuba. Uma por pessoa. Ela contou do choque em 1989, quando ocorreu a Revolução de Veludo que pos fim ao comunismo, quando foi pela primeira vez na Alemanha e entrou em um supermercado. Além de outras barbaridades da época comunista. Ainda se nota uma certa confusão na cabeça dela e olha que ela está bem resolvida.

Passamos pelo relógio astronômico, Igreja de Nossa Senhora da Vitória onde está a imagem do menino Jesus de Praga , bairro judeu, ponte Carlos e subimos em direção a parte alta, do outro lado do rio.

Relógio Astronômico, com a Terra no centro do Universo:
7_relogio.jpg

Muvuca na saída da Ponte Carlos:
7_sobre_ponte_carlos.jpg

Imagem do menino Jesus de Praga:
7_menino_jesus.jpg

Após o tour continuamos na parte alta de Praga, o bairro de Mala Strana. Visitamos o mosteiro e almoçamos com uma amiga brasileira que conhecemos no tour, a Janine, e tomamos a cerveja feita pelos padres franciscanos, artesanalmente, desde o século 14.

Olha nós aí:
7_vista_de_praga.jpg

A vista lá de cima é de cair o queixo. Uma palhinha:
7_vista_de_cima.jpg

Descendo o morro, passamos pelos vinhedos de Praga e caminhamos pelo bairro de Stare Mesto (Cidade Velha).

A noite fomos assistir o teatro negro, famoso em Praga. No palco todo escuro e os artistas de preto dão vida a objetos incandescentes que parecem estar flutuando. Evidentemente, não pode tirar fotos.

A noite acabou como começou. Mas com um visual bem diferente.

Praça Central com a Igreja Tyn Church iluminada:
7_tyn_church.jpg

Publicado por lnsilva 5:02 Arquivado em República Tcheca Tagged praga Comentários (0)

Dia 9 - Praga

sunny 23 °C

O segundo dia em Praga foi um dos mais quentes e bonitos da viagem até então. Daqueles dias que você olha pro céu e diz "que dia para lavar roupa".

Caminhamos a beira do rio e subimos de funicular (aquele meio bonde, meio elevador) até a colina Petrin, em Mala Strana. Lá tem uma réplica da torre Eiffel onde se tem uma vista 360º da cidade.

Vista de Praga da colina Petrin:
8_vista.jpg

Caminhamos pela trilha que leva a Hradcany e fizemos um pit stop com a bela vista da cidade. Depois, entramos no complexo do castelo de Praga e todas suas atrações.

Vista do Café Bellavista:
8_pitstop.jpg

Basilica de São Jorge:
8_basilica_sao_jorge.jpg

Igreja de São Nicolau, onde havia câmera escondida da KGB e desde então não é usada mais para missas:
8_interior..nicolau.jpg

Descendo o morro fomos fazer o passeio de barco pelo rio Vlatava:
8_de_barco.._carlos.jpg

À noite, caminhada pelo rio e pela Ponte Carlos para ver a cidade toda iluminada.
8_noite.jpg

8_ponte_carlos_noite.jpg

Publicado por lnsilva 5:05 Arquivado em República Tcheca Tagged praga Comentários (0)

Dia 10 - Praga

sunny 17 °C

O domingo foi de feriado em Praga. 8 de Maio é o Dia da Libertação. Muitas festividades e a cidade estava especialmente agitada pois era o dia da Maratona Internacional de Praga. Todo um circo montado para a prova na praça central de Praga. No city tour que fizemos na sexta estavam dois brasileiros que vieram especialmente para a maratona. Um deles, de 65 anos, com 5 pontes de Safena. Que disposição...

Nós visitamos a Praça Venceslau e o Museu Nacional. Depois andamos pelo rio e pegamos uma palhinha do final da maratona. Em seguida o destino foi o bairro judeu. O final da tarde foi reservado para compras e para a clássica subida na torre do relógio.

Praça Venceslau (na real é uma mega avenida):
9_pra_a_venceslau.jpg

Maratona de Praga no trecho junto ao rio:
9_maratona.jpg

Bairro Judeu, vista da Sinagoga Klauss:
9_bairro_judeu.jpg

Hora do sofrimento:
9_sofrimento.jpg

Vista de Praga a partir da torre do relógio astronômico:
9_torre.jpg

A noite, fomos comer comida típica em uma cervejaria da cidade, regada a uma boa Pivo (cerveja).

Saúde ! (a da Kithi é cerveja com sprite, Radler, também famosa por Praga):
9_cervejaria.jpg

E assim, foi-se Praga. Próximo destino: Berlim

Publicado por lnsilva 5:22 Arquivado em República Tcheca Tagged praga Comentários (0)

Dia 11 - Berlim

sunny 24 °C

A viagem de Praga para Berlim é bem legal. O trem vai paralelo ao rio durante boa parte da viagem e a paisagem é muito bonita. Um vale cercado de muito verde.

Dá um look:
10_viagem.jpg

Chegando a Berlim, vimos que o verão finalmente chegou na Europa. Já tá bem quente por aqui, uns 25º, e a alemoada tá jogada nos parques pegando sol.

Começamos nosso tour pegando o ônibus linha 100. Ele é uma espécie de city tour do transporte público ligando a estação Zoologischer Garten (próximo do nosso hotel) até a Alexander Platz no antigo lado oriental, passando pelos principais pontos turísticos de Berlim.
Seguimos depois com a linha 200 até um bairro residencial de Berlim (lado oriental) onde se pode ver como realmente os prédios eram praticamente iguais. Mas tudo muito limpo, organizado e bonito. Sem nenhuma marca do comunismo (a não ser a semelhança dos prédios).

Impressionante o que ocorreu em Berlim nos últimos 20 anos (após a queda do muro). O antigo lado oriental já está totalmente integrado ao lado ocidental e com construções modernas e arrojadas que superam as da antiga Berlim Ocidental.

Depois conhecemos a Unter den Linden (uma espécie de Champs Elysees de Berlim), o Portão de Brandenburgo, o monumento de homenagem aos judeus mortos no holocausto, Potsdamer Platz, muro de Berlim (traçado e partes originais do que restou) e Sony Center.

Unter den Linden:
10_unter_den_liden.jpg

Monumento Holocausto:
10_holocausto.jpg

Muro de Berlim:
10_muro.jpg

Jantamos na Unter den Liden e para surpresa, o garçon era brasileiro e de Caxias. E tinham uns 7 cozinheiros do Espírito Santo. Nos arregamos e os pratos vieram caprichados (até demais).

Para fechar, uma imagem do Portão de Brandenburgo a noite:
10_portao_noite.jpg

Publicado por lnsilva 5:21 Arquivado em Alemanha Tagged berlim Comentários (0)

(Textos 11 - 15 de 22) « Página 1 2 [3] 4 5 »